Desde a manhã desta terça-feira, 13, novas embarcações começaram a fazer travessia para o Marajó. Uma balsa e uma lancha começaram a fazer o transporte de passageiros, cargas e veículos entre Belém e o porto de Camará, no arquipélago do Marajó. Os trajetos iniciaram às 7h da manhã com acompanhamento de equipes da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA).


“O Governo do Estado está trabalhando para ampliar os serviços para melhorar a qualidade do transporte, buscando, inclusive, novas alternativas que possam beneficiar a população como a travessia feita por navios”, explicou o Secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira. “A viagem com a lancha Atlântica durou 1h20, seguiu com 35 passageiros e teve boa aceitação por parte dos usuários. Ao chegar no Porto de Camará foi bem aceita pela população local que ficou satisfeita com a nova embarcação.


Uma fiscalização e acompanhamento do Arcom vem sendo realizada. As novas operações são decorrentes de análises e estudos técnicos da Arcon-PA sobre a qualidade dos serviços oferecidos à população, reforçando a segurança.


Então seguem os horários das embarcações;


A lancha “Atlântica” (Empresa Transmarajó) sai às 7h do Terminal Hidroviário de Belém até o Porto de Camará, retornando às 14h30. A partir desta quarta-feira (14), a lancha “Salmista” (Empresa Salmista) sairá às 6h30 do Porto de Camará, com retorno para Belém, às 14h30.


Com a ampliação dos serviços, as travessias estão programadas da seguinte forma: A balsa da empresa “Henvil” inicia a travessia às 7h, saindo do Porto de Camará até Belém às segundas, terças, quintas e sextas, com retorno às 20h. A tarifa cobrada será a mesma já praticada pela empresa.


Ainda de acordo com a Arcom, Para garantir o cumprimento da legislação, as lanchas vão ofertar 15% de gratuidade aos passageiros que têm direito previsto. “A intenção da Arcon é buscar alternativas para atender a demanda e os anseios da população do Marajó, ampliando as opções de horários, buscando oferecer conforto e qualidade no transporte intermunicipal aos usuários da região do Marajoara”, explica Denise Pimenta, diretora-geral em exercício da Arcon-PA.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL