É aproximada as eleições 2022, e os eleitores de todo o país têm um mês para definir, conhecer melhor as propostas dos candidatos e, claro, memorizar e registrar corretamente os números escolhidos nas urnas eletrônicas no dia do pleito. Um hábito muito comum e que pode ajudar o eleitor nesse momento é levar consigo, para a seção eleitoral, aquela colinha para não correr o risco de esquecer ou confundir o número do candidato na hora de votar. 


Desde o último 16 de agosto a campanha eleitoral está sendo veiculada, onde os cidadãos podem escolher em quem votar. Em todo o país manifestações típicas desta época já podem ser observadas, principalmente os materiais de campanha como adesivos colados nos veículos, nas portas das residências, assim como as tradicionais bandeiras compostas por imagens e os números dos candidatos.


Aqui em Paragominas, um dos locais onde essas manifestações são visíveis é na rotatória do trevo da cidade, a ideia é divulgar os candidatos e seus respectivos números para que o eleitor possa gravar na memória até o dia do pleito. Na capital paraense, o canteiro da Avenida Pedro Miranda, na Pedreira, é um dos locais onde há esse movimento.


E no dia da votação, uma boa dica é a famosa “cola nas mãos” com os números dos candidatos para não errar o voto. Um deles é a estudante Vanessa Pinheiro, 23, que ainda está pesquisando as propostas para escolher os candidatos que terão seu voto nestas eleições.


“Só para prefeito que não costumo levar a cola. Mas quando é para eleições de deputados, presidente, eu levo porque são mais números e fica mais difícil decorar. Ainda não escolhi todos os candidatos. Vou vendo os partidos e as propostas para poder fazer a escolha”, declarou a jovem.


Um outro entrevistado do Dol, foi o taxista Itamar Lopes, 67, o mesmo é do time de eleitores que prefere memorizar os números. “Não levo cola não. E ainda auxilio quando vejo pessoas com essa dificuldade. Essa campanha está menor por enquanto (nas ruas). Mas uns dez dias perto da eleição, o bicho vai pegar”, avaliou.


As eleições deste ano selecionará candidatos para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputados estadual e federal. Uma forma simples de confirmar o número do candidato a ser votado é consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contém informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral.


No site é possível também verificar informações adicionais para, por exemplo, saber se o pedido de registro já foi deferido ou não pela Justiça Eleitoral.


Para escolher o candidato ao cargo de governador, o eleitor vai digitar dois números.


Para senador são três dígitos. Já para deputado estadual é necessário digitar cinco números e para deputado federal são quatro números.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL