Com a evolução tecnológica digital, o mundo crime está cada vez mais ágil em aplicar golpes.


A Polícia Federal fez um alerta para um novo tipo de golpe pela internet que permite a vítima ver sua conta bancária sendo "esvaziada" em tempo real. Conhecida como "mão fantasma", a ação criminosa invade os celulares das vítimas, que são enganadas a instalarem programas maliciosos.


De acordo com a Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco, é estimado que 40 mil pessoas em todo o Brasil podem ter caído no "golpe da mão fantasma". A prevenção contra este tipo de crime pode ser feita através do olhar atento para alguns detalhes, como a forma de contato. 


As autoridades abrem um alertam, e dão orientações para se proteger de tal golpe.


De acordo com a Polícia Federal, ao receber uma ligação ou mensagem de texto do seu banco anunciando alguma irregularidade suspeita, a pessoa deve desconfiar da abordagem e confirmar a ação ligando através dos canais oficiais da instituição, não por números enviados por mensagem.


O verso dos cartões de crédito costuma apresentar os números dos canais de atendimento do banco, pelo qual o usuário pode entrar em contato sem sair de casa. Se preferir, também é válido que o cliente compareça à sua agência para obter esclarecimentos.


Se tratando dos aplicativos bancários, as ferramentas já possuem em sua estrutura funções seguras e confiáveis, não havendo registros de violações nos apps.


Portanto, não se faz necessária a instalação de aplicativos paralelos fora da loja oficial do sistema operacional, que muitas vezes atualiza automaticamente as aplicações instaladas, não sendo necessário que o usuário atualize os apps manualmente.


E para denunciar esta prática de golpe, a orientação é para que de imediato a vítima registre um boletim de ocorrência em uma unidade policial.