Estamos no final do  Agosto Lilás, mês de conscientização contra todos os tipos de violência doméstica sofridas por mulheres, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) disponibiliza informações sobre as cinco formas em que essas violações podem acontecer - seja a violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial - e como os cidadãos podem denunciar junto à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). No primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres. 


O número de casos de violações aos direitos humanos de mulheres, acima apresentados, são maiores do as denúncias recebidas, pois uma única denúncia pode conter mais de uma violação de direitos humanos. Os dados referem-se à violência doméstica ou familiar contra mulheres brasileiras até a primeira semana de julho de 2022, como mostra o gráfico abaixo.  




Pois bem, entrando para as estatísticas, na última quarta-feira, 24, a Polícia Civil através da 1° Seccional Urbana da Sacramenta, fez a prisão em flagrante do nacional André Felipe Solis Silva soldado do Exército Brasileiro, por violência Doméstica.


A prisão se deu após a vítima procurar uma unidade policial e relatar ter sido agredida por seu companheiro, que ainda quebrou o aparelho celular da vítima, uma equipe da Polícia Civil se deslocou até o endereço indicado e efetuou a prisão do suspeito.


Segundo a relatora, após uma discussão por ciúmes, o suspeito enforcou a mesma, além de ofendê-la. Na noite anterior o suspeito já teria quebrado o aparelho celular dela, tudo por ciúmes. 


A vítima está gestante de um filho do infrator.


O caso foi registrado na delegacia, e o nacional segue à disposição da justiça.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL