A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


No último sábado, 13, foi confirmado o primeiro caso de Varíola dos Macacos em Belém. É um paciente do sexo masculino, de 40 anos, com histórico de viagem para cidade que já havia registro da infecção.


A Secretaria de Saúde do Pará divulgou uma nota sobre o caso, informando que são 21 casos suspeitos da doença estão sendo investigados no Pará. Os pacientes com os sintomas estão tendo acompanhamento e monitoramento das secretarias de saúde municipais.


Os municípios são: Parauapebas (5), Santarém (6), Ananindeua (3) Belém (4), São Miguel do Guamá (1), Paragominas (1) e Castanhal (1).
Segue a nota divulgada pela Sespa.


A Secretaria de Saúde informa que há 2 casos confirmados de Monkeypox no Pará, residentes do município de Belém e que 1 caso foi descartado no município de Parauapebas. Outros 21 casos suspeitos seguem em investigação, notificados por: Parauapebas (5), Santarém (6), Ananindeua (3) Belém (4), São Miguel do Guamá (1), Paragominas (1) e Castanhal (1). O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais. A SESPA ressalta que os casos confirmados são importados de outros estados e que não há transmissão local.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL