O machismo é um preconceito, onde se é expressado por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino.


Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens. Atualmente muitas mulheres são vítimas de machismo em seus locais de trabalho, seja em hospitais, comércio ou outros estabelecimentos. Na política, a situação não é diferente. Homens insultam as mulheres, na busca de desqualificar o espaço conquistado por elas.


Um caso de machismo ganhou grande repercussão nas redes sociais, um vídeo que circula pelas redes mostra o Deputado Estadual Delegado Caveira (PL) desrespeitando e proferindo palavras de baixo calão à prefeita de Ulianópolis, Kelly Destro. Caveira se refere à prefeita como "vagabunda" e "desonesta". O discurso tem gerado revolta nas redes. 




O ato machista ocorreu durante uma reunião que contou, também, com a presença do senador Zequinha Marinho. Alguns deputados se manifestaram, através das redes sociais e, repudiaram as palavras misóginas de Caveira. 


A deputada Federal Elcione Barbalho, autora de vários projetos que garantem mais políticas públicas às mulheres, também se manifestou contra as falas do Deputado Caveira.


"É inadmissível o desrespeito com o qual a Prefeita de Ulianópolis e minha amiga, Kelly Destro, foi tratada pelo Senador Zequinha Marinho e pelo Deputado Estadual Delegado Caveira", disse a deputada. 


"Repudio a atitude machista e absurda do Senador e do Deputado, tanto com a prefeita, quanto com os vereadores da cidade, legítimos representantes do povo. Esse espaço também é nosso! Não vamos recuar. Não vamos mais aceitar tanto desrespeito. Que todas as providências sejam tomadas e que as punições aconteçam imediatamente", concluiu Elcione.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL