Aconteceu na Câmara Municipal de Belém uma sessão especial em alusão aos 94 anos da Rádio Clube do Pará. Na ocasião da sessão, a emissora recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Belém, a partir de projeto de Freitas. A “Poderosa” é a primeira emissora de rádio na Amazônia e a quarta mais antiga do Brasil.


O requerimento do vereador Mauro Freitas PSDB, que teve a ideia para o projeto por sempre ter considerado a Rádio Clube do Pará um veículo importante para o estado. “Durante os seus 94 anos, a rádio tem prestado serviços inigualáveis a essa população e ao Brasil. A homenagem em transformar a Rádio Clube do Pará em Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade de Belém na realidade é um apelo da população paraense. Como vereador de Belém, não estou só orgulhoso, mas com o sentimento de dever cumprido,” explicou.




Esteve presente na cerimônia o presidente do Grupo RBA, Jader Filho, do vice-presidente Camilo Centeno, e do diretor de esportes da Rádio Clube, Guilherme Guerreiro, além de outros profissionais da emissora. Durante a cerimônia, que incluiu a entrega de diplomas, Jader Filho recebeu das mãos do vereador Mauro Freitas a plaqueta em homenagem à emissora.


“É uma honra muito grande esse reconhecimento para a nossa Rádio Clube do Pará, uma rádio que se confunde não só com a cidade, mas também com a história do nosso Estado. Afinal de contas, ela é a quarta rádio mais antiga do Brasil. Tem toda uma história, com muitos nomes de jornalistas e pessoas que foram referência ao longo da sua trajetória e para o nosso Estado. Hoje estar recebendo esse reconhecimento da câmara municipal, em especial do vereador Mauro Freitas, para nós é motivo de honra e de muito orgulho”, agradeceu Jader Filho.




Ressaltando que a emissora garantiu a liderança pelo 26º ano seguido entre as emissoras AM, segundo pesquisa feita pela Kantar Ibope Media. A pesquisa mostra que a Rádio Clube do Pará mantém a liderança absoluta na frequência AM no Estado, com 73,30% de audiência, o que representa quase 4 vezes o percentual da segunda colocada (20%). A rádio terceira colocada aparece com 17,42%. Segundo a pesquisa, a Rádio Clube do Pará possui mais de 82 mil ouvintes por dia e 175 mil pessoas no alcance máximo.




Camilo Centeno afirma que os números da pesquisa confirmam a posição e liderança da Rádio Clube no segmento de AM no Pará. “A Rádio Clube do Pará está em Belém, se incorporou à vida dos paraenses ao longo de toda sua história e esse é um reconhecimento que nos toca muito. Mais um motivo para que o Grupo RBA continue trabalhando e prestando um excelente serviço para a população que acompanha a nossa rádio. A rádio apesar de ter quase 100 anos, sempre tem buscado se modernizar, estamos em todos os canais, como a internet, onda média, onda tropical e futuramente na FM. Já temos mais de 80 mil ouvintes por dia espalhados pelo Brasil por sinal de celular”, conclui.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL