São João, mais conhecido como o “Santo Festeiro”, tem seu dia celebrado 24 de junho, data em que nasceu.


João Batista é considerado o Santo mais próximo de Jesus Cristo, uma vez que além de ser seu parente, Jesus foi batizado por João às margens do rio Jordão. 


João era filho de Isabel e Zacarias, e o casal nunca havia tido filhos, uma vez que Isabel era estéril. No entanto, um dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que eles teriam um filho e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre.


João nasceu na Judeia no ano 2 a.C.


Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.


João morreu no ano de 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades.


No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou de forma tão surpreendente que, admirado, o rei prometeu dar o que ela quisesse. Salomé, incentivada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja. Antipas, então, ordenou a prisão do santo, que morreu decapitado na cadeia, no dia 29 de agosto.


As festas juninas associadas à João, é justamente por ele ser considerado um “Santo Festeiro”, e um dos maiores símbolos desta data é a “Fogueira de São João”.


Antes do nascimento de São João, Santa Maria perguntou à Isabel como ela saberia do nascimento. Então Santa Isabel disse que, nesse dia, ela acenderia uma grande fogueira para que, de longe, a prima soubesse que o bebê havia vindo ao mundo. 


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: UOL