Em uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que o Brasil atingiu 81% de escassez de mão de obra qualificada em 2022, uma vez que a média global é de 75%.


A diretora de gestão estratégica de pessoas no ManpowerGroup, Wilma Dal Col, explicou que a pandemia “pisou no acelerador” do problema, mas não o causou.


Uma dessas das dificuldades que geraram essa escassez, é o avanço do desenvolvimento na tecnologia, quem veio trazendo praticidade e agilidade no trabalho, fazendo assim que a mão de obra humana fique para trás.


Ainda de acordo com Wilma, “Mão de obra qualificada não é só formação e execução de atividade, mas comportamentos e habilidades humanas que podem fazer a diferença.”


Neste caso as empresas podem seguir dois caminhos, uma de curto prazo, ou de abordagem sustentável.


“É uma via de mão dupla, escolhas individuais fazem parte, a proposta de valor para a carreira é importante e está nas mãos dele”, afirmou Wilma.


Segundo os dados da pesquisa, os segmentos em que há mais demanda por talentos são: tecnologia da informação, atendimento ao cliente, logística e operações e marketing e vendas.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: CNN