No início deste mês foi registrado oito mortes de macacos no entorno do Bosque Rodrigues Alves em Belém. Em razão das mortes campanhas foram realizadas para conscientizar os visitantes para que não alimentem os animais que ali vivem.


Porém a ação não foi o suficiente.


Na noite desta segunda-feira, 13, uma cena triste foi registrada, um vídeo de um macaco aparentemente agonizando e desorientado no meio fio ao redor do Bosque viralizou nas redes sociais. A principal suspeita é de contaminação alimentar.


Algumas pessoas que estavam no local no momento em que o animal estava agonizando, relataram que o mesmo havia estava vomitando sangue. Até o momento não há a confirmação sobre a saúde do animal.


Foi informado pela Prefeitura de Belém através da Secretaria de Meio Ambiente informou na última semana que o laudo para pesquisa de vírus rábico sobre a morte dos animais da espécie macaco-de-cheiro descartou a presença de vírus amarílico e do vírus rábico nos animais encontrados mortos no Bosque Rodrigues Alves. Assim a hipótese de morte dos animais por febre amarela e raiva foi descartada.


De acordo com a Sesma, está sendo aguardado o laudo complementar da Universidade Federal Rural da Amazônia para confirmação ou exclusão da intoxicação alimentar destes animais.


Link do Vídeo 


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas

Fonte: DOL