O programa do Governo do Estado, garante a compra de botijões de 13 quilos para famílias paraenses em situação extrema pobreza, e desde que foi criado já beneficiou quase 150 mil famílias paraenses.


Nesta terça-feira,31, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará, uma alteração na lei que criou o Vale Gás. A proposta aprovada muda o critério de identificação dos beneficiários, famílias com renda familiar declarada igual a zero do programa, que passa a ser revisto a cada três meses, de acordo com a atualização periódica do rol de cadastrados do programa federal Auxílio Brasil.


Anteriormente o texto original, lei estadual n° 9.318, de 22 de setembro de 2021, propunha que a lista de pessoas aptas a receber o benefício fosse a de cadastrados no Cadastro Único do mês de julho de 2021. Ainda de acordo com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, a então mudança possibilita que mais famílias sejam beneficiadas.


Em uma justificativa enviada pelo governador à Alepa, a alteração é considerada uma medida “urgente e extremamente necessária” em função dos sucessivos aumentos do preço do gás de cozinha, causados pela grande instabilidade do preço internacional do petróleo em razão da guerra na Ucrânia.


O programa já está em sua terceira etapa e tal inciativa já beneficiou 148 mil famílias paraenses. É válido ressaltar que para ser contemplada, deve- se estar cadastrado no Cadastro Único e a renda per capita deve ser igual à zero. O auxílio é disponibilizado por meio de crédito através do Banpará, e é concedido em duas cotas de R$100.


Segundos dados, pelo menos 165 mil famílias paraenses ainda não sacaram a terceira rodada de pagamento do auxílio, iniciada em março.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora @rbapragominas 


Fonte: DOL