Há um ano atrás, foi aprovada a lei estadual 9.234 que trata sobre o novo código de segurança contra incêndio do estado do Pará, onde é previsto as novas diretrizes gerais sobre segurança contra incêndio, bem como estabelece parâmetros de crescimento e distribuição das unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) nos municípios, de modo a proteger a vida e a reduzir danos ao patrimônio e ao meio ambiente.


O novo código de segurança, entrou em vigor em janeiro de 2022, e traz consequências para diversos setores de comércio, indústrias e também para os profissionais ligados à Engenharia e Arquitetura, e há previsões de multas que podem ultrapassar o valor de trezentos mil reais, dependendo da área do estabelecimento e dos seus riscos.


O código em vigor é uma lei que envolve responsabilidades dos Engenheiros, Arquitetos, Bombeiros Civis, Empresários, dentre outros setores e órgãos importantes para a sociedade.


Além do profissional poder trabalhar como profissional liberal regularizando diversos estabelecimentos, pode também atuar como responsável técnico diretamente nas empresas, podendo receber propostas atraentes de salários em torno de 15mil/mês além de participação de lucros, dependendo da empresa.


Mesmo em meio à uma pandemia e diversos problemas mundiais, este mercado de segurança contra incêndios está em alta, haja vista que todos os estabelecimentos necessitam da licença do Corpo de Bombeiros para funcionamento e para garantir segurança aos usuários do estabelecimento, sendo esse um dos objetivos da formação dos profissionais por meio do curso do INBEC.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora da @rbaparagominas

Fonte: Dol