Essa data tão especial foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1975 a data tem raízes de processos históricos anteriores.
Essa data retrata a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.


Ao longo dos anos, foram muitas conquistas alcançadas pelas mulheres, todas elas frutos de um processo histórico de lutas.


Um dos temas fundamentais que remete a este dia é a equidade de gênero, onde as mulheres buscam em vários âmbitos inclusive o profissional, o que traz uma reflexão sobre como a sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.


O 8 de março é um dia para pensar a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silêncio que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.


À todas a mulheres um feliz dia, que a bravura, a força permaneça sempre junto à todas, buscando assim inúmeras conquistas.


Por: Alessandra Oliveira | Comunicadora da @rbaparagominas